No último dia 24 de outubro, a cidade de Luziânia testemunhou um evento de grande importância para o futuro da educação em nossa comunidade. A Conferência Municipal de Educação, realizada no Centro de Convenções, reuniu cidadãos, especialistas, educadores e representantes de órgãos governamentais e não governamentais para debater sobre a Política de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável .
Este encontro, que contou com a presença do Prefeito Municipal de Luziânia, Diego Sorgatto, e de sua equipe, teve como objetivo principal propor ideias e soluções em grupo que moldarão o futuro da educação em nosso município.
A Conferência Municipal de Educação serviu como um ponto de partida para discutir mais amplas a nível estadual e nacional. As ideias e decisões resultantes deste evento serão levadas com sugestões para a Conferência Estadual de Educação, que por sua vez alimentará a Conferência Nacional. Estas discussões são cruciais para as mudanças que serão rompidas no Plano Nacional de Educação para o decênio de 2024 a 2034.
Na conferência tivemos a palestra ministrada por Lindalva Pereira Carmo, uma especialista em Educação e mestre em Políticas Públicas. Com sua vasta experiência e conhecimento, Lindalva abordou questões fundamentais relacionadas ao tema da conferência, provocando reflexões profundas e fornecendo insights importantes para todos os presentes.
No final da manhã, houve uma apresentação das discussões realizadas nos grupos e na escolha dos Delegados, que serão os porta-vozes de nossa comunidade nos níveis estadual e nacional. Esses Delegados desempenharão um papel crucial na defesa de nossas ideias e propostas para garantir uma educação de qualidade.
A Conferência Municipal de Educação foi um grande sucesso, destacando o engajamento da comunidade em moldar o futuro de nossa educação. Queremos agradecer a todos que colaboraram, desenvolveram com ideias e se comprometeram com a construção de um sistema de educação mais inclusivo e sustentável para todos os cidadãos de Luziânia. Agora, juntos, estamos prontos para levar nossa voz às esferas estadual e nacional, e esperamos que nossas ideias continuem a ser ouvidas e inovadoras.
A educação é um direito humano fundamental, e Luziânia está comprometida em garantir que este direito seja plenamente realizado em nossa comunidade. Vamos caminhar juntos em direção a um futuro educacional mais promissor e equitativo.